domingo, 23 de novembro de 2014

FEBRE CHIKUNGUNYA

FEBRE CHIKUNGUNYA
Aedes albopictus
Se não bastasse a nossa dengue, o mesmo mosquito ( Aedes aegypti) que a dissemina, também transmite a terrível Febre Chikunguya. Ela também é transmitida pelo seu "primo" Aedes albopictus (na foto) , comum no Brasil. Ambos os mosquitos são muito parecidos.  SINTOMAS:Os sintomas da febre chicungunha são característicos de uma virose, e portanto, inespecíficos. Os sintomas iniciais são febre acima de 39º, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. Os sintomas aparecem após 4 a 8 dias da picada do mosquito infectado e perduram por 10 a 15 dias, mas as dores nas articulações podem permanecer por anos. O diagnóstico diferencial com a febre hemorrágica da dengue é extremamente importante, razão pela qual, ao aparecimento dos sintomas é fundamental buscar socorro médico. É interessante ressaltar que, diferentemente da dengue, por exemplo, doença viral transmitida pelos mesmo vetores, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre 6 meses e 1 ano. Imagem do vírus abaixo:


BELAS IMAGENS de INSETOS
 

domingo, 4 de maio de 2014

CURIOSIDADES


SOMOS COMEDORES de INSETOS
 Não parece! mas Todos nós comemos "sem querer"  pedaços de insetos, como por exemplo, baratas em alimentos adocicados, como barras de chocolates, bolachas e outras guloseimas. Por ex., antes da páscoa, já havia circulado na internet uma notícia citando que os produtos a base de chocolate estavam  contaminados por fragmentos de baratas e foi citado ainda que uma barra de chocolate possui, em média, 8 fragmentos de baratas que entram na composição mistura do produto durante sua fabricação e manipulação, mas lógico que é totalmente sem querer. Aí pergunto a todos se essa afirmação seria verdadeira? Sim!!!!! é uma fato real -- praticamos a ENTOMOFAGIA, ou seja, comemos INSETOS. 
Conforme o que foi publicado em março de 2012 pela rede americana ABCnews[http://abcnews.go.com/blogs/lifestyle/2012/03/bugging-out-chocolate-allergy-linked-to-roaches]
no artigo do jornalista Lauren Torrisi, cita que uma boa porcentagem dos consumidores americanos que são alérgicos ao chocolate tem alergia, na verdade, aos fragmentos de insetos presentes no mesmo. Isso ocorre porque insetos como as baratas vivem e  transitam livremente nos armazéns onde as matéria prima do chocolate (CACAU) fica estocado e quando esse cacau vai para a refinaria é moído e as baratinhas acabam sendo moídas também! Você sabia que isso é tolerável pelas normas da poderosa FDA (Food and Drug Administration), órgão que controla alimentos e remédios nos EUA, onde neste link 
[http://www.fda.gov/ICECI/ComplianceManuals/CompliancePolicyGuidanceManual/ucm074443.htm], podemos observar que é permitido que o chocolate tenha até 60 fragmentos de insetos em cada 100g.
Alerto que isso não ocorre só nos EUA, no Brasil também há uma tolerância para presença de fragmentos de insetos em alimentos, como podemos ver numa publicação da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicada no diário oficial em 09 de março de 2011[http://www.abic.com.br/publique/media/LEG_ConsultaPublica_11-2011.pdf], onde é tolerável ter até 10 fragmentos de insetos em cada 100 gramas de alimento a base de chocolate. Até brinco, podemos comer até 10 pedacinhos de baratas numa barra de 100 g de chocolate!!!!! legal hein!?!?!? E pelos de rato????? Você sabia que é tolerável comer até 1 pelo de RATO em 100 gramas de produto a base de chocolate!!!!!!! Se não acredita em mim, então veja o trecho da tabela abaixo que esta no link acima.... Relaxem! comer pedaçinhos de baratas esta dentro das normas vigentes!!!!!!!!!!!!!!
 abaixo com duas "baratas d' água", inseto muito apreciado na culinária chinesa

Imagens de um PIOLHO no microscópio (foto acima e abaixo).
Os piolhos têm entre 0,5 e 8 mm de comprimento, corpo achatado e garras que lhes permitem a fixação ao hospedeiro. Os ovos do piolho, ou lêndeas, são esbranquiçados e postos na pelagem ou penas dos hospedeiros. Em humanos, a infestação por piolhos é denominada PEDICULOSE.
Os dentes do Pacu parecem até humanos, mas não são!!!!
 
Pacu é o nome geral dado a várias espécies de peixes caracídeos da subfamília Serrasalminae, que também inclui as piranhas. São típicos do pantanal sul-matogrossense, dos rios amazônicos e bacia do Prata, e originários dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Alimenta-se de frutos, caranguejos e de detritos orgânicos encontrados na água. Atinge 25 kg de peso, comum até 8 kg. São praticadas duas formas diferentes de pesca: na vara de bambu, fisgada com frutos (tucum, laranjinha ou genipapo) ou pesca apoitada com isca de caranguejo. O  pacu também é conhecido como o peixe “ladrão de testículos”. Essa espécie tem dentes assustadoramente parecidos com o de seres humanos, e segundo a lenda, ele confunde testículos de nadadores distraídos com comida.
Em Pápua-Nova Guiné, a situação é ainda pior. No país que fica localizado ao norte da Austrália, esse peixe é conhecido pelo apelido de “arranca-bagos”. No ano passado, pacus foram responsáveis pela morte de pelo menos dois pescadores por lá. Os homens perderam muito sangue após os peixes terem atacado seus testículos.
 
Quem nunca viu, achará que são ETs - mas na realidade são animais com aparência bizarra!!!!!!JEQUITIRANABÓIA
Seu nome científico é Fulgora lanternaria, que na lígua tupi significa “cabeça de cobra voadora" devido a sua estranha cabeça que, certamente incentivou o imaginário indígena, os mesmo citam como serem insetos amaldiçoados que possuem veneno que, ao picar uma árvore ou animal, condena-os à morte, mas na verdade é um inofensivo inseto do grupo das cigarras que possui apenas uma protuberância expansiva na cabeça.
 
MACRODONTIA CERVICORNIS


Macrodontia cervicornis é o maior e mais conhecido representante do gênero de besouros Macrodontia. Costuma se referir a esta espécie como o segundo maior coleóptero do mundo, perdendo apenas para o Titanus giganteus. A espécie pode chegar a medir o total de 17 cm de comprimento, entretanto não ganha o título de maior besouro pelo fato de que estas medidas incluem também o comprimento das longas mandíbulas (para os especialistas, o tamanho das antenas ou das mandíbulas não devem constar nas medidas do comprimento do inseto). O exemplar da foto faz parte do acervo entomológico de Paulo Aníbal.
O besouro possui uma série de desenhos irregulares sobre seus élitros, muitas vezes lembrando desenhos tribais, algo que o faz possuir uma beleza única. Infelizmente também o faz uma vítima do risco de extinção, devido ao fato de ser uma espécie muito cobiçada por colecionadores.

BLOBFISH
Psychrolutes marcidus é uma espécie de peixe que habita as águas profundas das costas da Austrália e Tasmânia, raramente sendo vistos por seres humanos. Ele pode chegar a 30 cm de comprimento e tem uma consistência gelatinosa. Ele raramente é encontrado vivo, pois vive em águas profundas (800 metros). Possui uma aparência assustadora!!!                       


Ele é encontrado nos mares que cercam a Austrália e a Tasmânia e vive uma vida pacífica, se alimentando de detritos que flutuam em sua proximidade. É normalmente capturado sem querer pela rede de pescadores – mas duvido que alguém realmente queira comer algo com essa cara.

ACRAGA COA


Essa lagarta possui aparência translúcida, que funciona como uma forma de camuflagem e cresce pouco, chegando a no máximo 2,5 cm. É encontrada nas florestas tropicais da América Central, América do Sul e Caribe. Parece até de vidro!!! Com o passar do tempo ele irá virar uma mariposa.


 
GLAUCUS ATLANTICUS
 Glaucus atlanticus usé uma  espécie de lesma pelágica (do latim pelagos, que significa “mar aberto”) é a região oceânica onde vivem normalmente seres que não dependem dos fundos marinhos) é pertencente ao grupo dos moluscos nudibrânquios da família Glaucidae, sendo a única espécie conhecida do gênero Glaucus. Seu tamanho médio é 35 mm. O espécime maior registrado media 4 cm de comprimento. Como a maioria das lesmas do mar, G. atlanticus é uma espécie hermafrodita, apresentando tanto órgãos masculinos quanto femininos. Individualmente, elas produzem 4 a 6 “cargas” de ovos por hora, com 36 a 96 ovos por carga e um total de 3.300 a 8.900 ovos por dia.
 
Uma característica curiosa da G. atlanticus é que elas são holoplanctônicas: gastam suas vidas inteiras à deriva pela superfície. Elas flutuam de cabeça para baixo nos oceanos, graças a uma bolsa de ar que possuem em seu estômago, e com ajuda da corrente marinha. Além da bolsa de ar, elas são capazes de se mover para pegar presas, utilizando os apêndices para fazer movimentos lentos de natação. Elas têm vários tipos de presas, mas seus principais alimentos são hidrozoários e a caravela portuguesa (Physalia siphonophore). Ocasionalmente, elas também comem umas às outras. A lesma do mar possui veneno, na verdade armazenado a partir dos nematocistos de suas presas nas pontas de seus apêndices para proteção contra predadores. Cuidado, pois sua picada pode ser sentida pelos humanos.

CAVALO MARINHO FOLHA
Ele parece uma alga flutuante perdida no mar, mas na verdade é um cavalo marinho. Eles fazem mimetismo, ou seja, se assemelham ao ambiente para escapar de predadores. Os machos carregam os ovos que as fêmeas depositam neles. Essa espécie nada muito lentamente, o que reforça a impressão de que ele é uma alga. O disfarce serve para enganar os predadores.
ESPIÕES PERFEITOS...Ninguém esta livre de ser Espionado!

MOSQUITO ESPIAO


Não é um mosquito. É um inseto espião para áreas urbanas, já em produção, financiado pelo governo dos EUA. Ele pode ser controlado remotamente e é equipado com uma câmera e um microfone. Ele pode pousar em você, e ele pode ter o potencial para dar uma amostra de DNA ou deixar RFID rastreamento nanotecnologia em sua pele. Ele pode voar através de uma janela aberta, ou pode anexar à sua roupa até que você levá-la em sua casa.

Besouro Ciborgue

Os experimentos estão sendo financiados pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency – algo como Agência de Pesquisas para Projetos de Defesa Avançada), uma organização militar dos EUA – o que já deixa claro o propósito de tais pesquisas. A Universidade de Berkeley afirmou que planeja instalar, também, uma pequena câmera para que os besouros possam servir como pequenos robôs de vigilância, ou até mesmo espiões, no lugar de seres humanos, podendo, até mesmo, poupar pessoas de realizarem serviços perigosos. Já não basta o uso da internet, dos satélites e agora temos insetos sendo usados para ficar nos espionando!!!!!! (BBB promovido por insetos!!!!!)
Temos até baratas ciborgues.... elas seriam as espiões noturnas mais perfeitas!!!!!!

Abaixo, o maior inseto do mundo!!!!!Esse não da para transformar em espião......
O Titanus giganteus, mais chamado também de Besouro-Titan, pode crescer até 17 centímetros de comprimento e tem uma mandíbula tão forte e afiada que pode partir... em dois um lápis de madeira. Embora seu tamanho seja impressionante e tenha uma potente mordida capaz de rasgar pequenos animais, e até mesmo a pele humana, este inseto é totalmente inofensivo aos seres humanos. O Besouro-Titan pode ser encontrado nas florestas tropicais do Brasil, Colômbia, Colômbia, Equador, Peru e Guianas, porém, curiosamente, as suas larvas nunca foram vistas. Acredita-se que tenham aproximadamente 30 centímetros de comprimento e cinco centímetros de diâmetro. Estima-se esse tamanho devido aos grandes furos encontrados em árvores mortas, nos quais os cientistas acreditam que as larvas se alimentem de madeira em decomposição e permaneçam no subsolo durante vários anos até tornarem-se adultas. Outro fato curioso é que o besouro macho não se alimenta durante a sua vida adulta, mas precisa de energia para voar, sendo que esta energia vem das reservas que se acumularam em sua fase de pupa, e é usada para voar apenas o tempo suficiente para encontrar uma parceira
  Recentemente lançamos o Livro "PRAGAS URBANAS" (CAPA & Contra Capa). 
Clique sobre a imagem abaixo p/ vê-la ampliada